Post info

Marcadores:


Comments 0


Author: rupereta servindo sempre



Falsas doutrinas levam uma pessoa a transgredir o maior de todos os mandamentos antes mesmo de levá-la a transgredir o segundo, e mesmo antes que qualquer ação externa seja exibida. Isto é, crer ou pensar algo falso sobre Deus, ou crer ou pensar algo diferente ou contrário ao que ele revelou, é em si mesmo pecaminoso. É uma violação do maior mandamento. Portanto, moralmente falando, crer e promover falsas doutrinas é muito pior que assassinato, adultério, roubo e coisas semelhantes. Isso é o contrário do que muitas pessoas, incluindo cristãos, parecem acreditar. 

Vincent Cheung



A heresia é um ensino, um tipo de doutrina, que é devidamente sustentado por um grupo ou partido herético, tendo como sua fonte os ensinos de um herege.



Determinado grupo/partido, desvia-se dos ensinos fundamentais, estabelecidos pela Bíblia e assegurado pela tradição cristã. 

As heresias é uma distorção parcial ou total dos ensinos revelados por Deus em suas escrituras. 

Qualquer grupo/partido que afirme ser seguidor de Jesus, o Cristo deve ter como fonte de seus ensinos as escrituras, tendo como base o fundamento dos apóstolos.

Deixe-me ilustrar:

O grupo denominado - Testemunhas de Jeová - tem entre suas crenças, um ensino herético (uma heresia) que não encontra respaldo na Bíblia nem na tradição apostólica e nega um dos ensinos fundamentais da tradição cristã. 

As Testemunhas de Jeová ensinam que Jesus não é Deus[i] e foi a primeira criatura criada por Jeová, elas afirmam que Jesus é um deus poderoso, mas não totalmente poderoso como Jeová. Para fazerem este tipo de afirmação, eles negam a tradição cristã que condenou o arianismo [ii] e criaram para si uma versão da Bíblia denominada Tradução Novo Mundo das Sagradas Escrituras [iii] onde eles alteraram os principais textos bíblicos que afirmam a divindade do Senhor Jesus e interpretam de uma forma incorreta tais textos.

No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus, e a Palavra era [um] deus. João 1.1. Tradução Novo Mundo das Escrituras Sagradas.

Um texto claro (escritura), onde o Apóstolo João, um dos doze (tradição apostólica) afirma a divindade de Jesus (Tradição da Igreja) [iv], foi totalmente adulterado pelas Testemunhas de Jeová – Eles não respeitaram o manuscrito grego onde encontramos esta afirmação, nem respeitaram o autor do texto. 

Qualquer tipo de ensino doutrinário dentro da tradição cristã, que não tenha a garantia das escrituras, caso tal ensino não encontre apoio nas escrituras deve ser desconsiderado, e não deve ser crido.

Deixe-me ilustrar:

Digamos que amanhã um grupo de cientista afirme ter encontrado a cura para AIDS. Este grupo terá que provar por meio de testes e métodos usados que tal cura existe de fato, se eles não conseguirem provar, a tal afirmação sobre a cura deve ser desconsiderada.

Assim devemos agir com qualquer um que nos traga uma nova revelação ou um novo ensino, se não tiver a sua base nas escrituras pode desconsidera-lo como uma fonte digna de confiança, não importa quem seja a pessoa ou grupo/partido que esteja fazendo a afirmação o que importa é o que a Bíblia afirma sobre tal assunto.

Por: Andrezinho rupereta


[i]
Raciocínio a base das escrituras.

[iv] Credo dos Apóstolos.


0 comentários:


Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.