Post info

Marcadores:


Comments 0


Author: rupereta servindo sempre


PARTE 1: NOSSA MISÉRIA

DOMINGO 2

3. Como você conhece sua miséria?

Resposta: Pela lei de Deus (1).

1 - Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda, porque a lei faz com que as pessoas saibam que são pecadoras. Romanos 3.20


4. O que a lei de Deus exige de nós?

Resposta: Isto Cristo nos ensina num resumo, em Mateus 22:37-40: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. " Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas (1).

1 - Não se vingue, nem guarde ódio de alguém do seu povo, mas ame os outros como você ama a você mesmo. Eu sou o SENHOR. Levítico 19.18; Portanto, amem o SENHOR, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças. Deuteronômio 6.5; Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças. E o segundo mais importante é este: “Ame os outros como você ama a você mesmo. Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois. Marcos 12.30-31; O homem respondeu: – “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo.”. Lucas 10.27.

5. Você pode observar esta lei perfeitamente?

Resposta: Não, não posso (1), porque por natureza sou inclinado a odiar a Deus e a meu próximo (2).

1 - Como dizem as Escrituras Sagradas: “Não há uma só pessoa que faça o que é certo... Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda, porque a lei faz com que as pessoas saibam que são pecadoras... Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Romanos 3.10,20, 23; Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós... Se dizemos que não temos cometido pecados, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua mensagem não está em nós. 1João 1.8,10. 

2 - Quando o SENHOR viu que as pessoas eram muito más e que sempre estavam pensando em fazer coisas erradas. Gênesis 6.5; O cheiro dos sacrifícios agradou ao SENHOR, e ele pensou assim: “Nunca mais vou amaldiçoar a terra por causa da raça humana, pois eu sei que desde a sua juventude as pessoas só pensam em coisas más. Gênesis 8.21; “Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado. Jeremias 17.9; Mas vejo uma lei diferente agindo naquilo que faço, uma lei que luta contra aquela que a minha mente aprova. Ela me torna prisioneiro da lei do pecado que age no meu corpo. Romanos 7.23; Por isso as pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana se tornam inimigas de Deus, pois não obedecem à lei de Deus e, de fato, não podem obedecer a ela. Romanos 8.7; De fato, todos nós éramos como eles e vivíamos de acordo com a nossa natureza humana, fazendo o que o nosso corpo e a nossa mente queriam. Assim, porque somos seres humanos como os outros, nós também estávamos destinados a sofrer o castigo de Deus. Efésios 2:3; Pois antigamente nós mesmos não tínhamos juízo e éramos rebeldes e maus. Éramos escravos das paixões e dos prazeres de todo tipo e passávamos a nossa vida no meio da malícia e da inveja. Os outros tinham ódio de nós, e nós tínhamos ódio deles.Tito 3:3.

Caso queira conhecer a história deste Catecismo acesse: http://www.heidelberg-catechism.com/pt/


0 comentários:


Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.