Durante a
história do Cristianismo a Divindade de Jesus Cristo sempre foi atacada. Ano
após ano, alguém sempre reivindica para si, o trabalho de destruir a Divindade
de Jesus Cristo, entre estes encontramos lideres de seitas, ateus, cientistas,
lideres políticos etc.
A Doutrina da
Divindade de Jesus Cristo é a mais importante doutrina da comunidade cristã,
ela é o fundamento da fé cristã. Jesus não foi simplesmente um homem comum ou
um grande mestre que viveu em Israel - Ele era o próprio Deus em forma humana,
Ele era o Emanuel isto é “Deus Conosco”.
Hoje trago
para você, parte de algumas Confissões de Fé Reformadas e alguns Catecismos
Reformados[i],
onde encontramos de forma clara as declarações sobre a Divindade de Cristo.
Eu amo as
Confissões e os Catecismos, espero que você os aprecie também e os memorize.
CONFISSÃO DE
AUGSBURGO
ARTIGO TRÊS: DO FILHO DE DEUS
Ensina-se,
além disso, que Deus Filho se fez homem, nascido da pura Virgem Maria, e que as duas
naturezas, a divina e a humana, inseparavelmente unidas em uma única pessoa,
são um só Cristo, que é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, que
verdadeiramente nasceu, padeceu, foi crucificado, morreu e foi sepultado, a fim
de ser oblação não só pelo pecado hereditário, mas ainda por todos os outros
pecados, e para aplacar a ira de Deus. Ensina-se, igualmente, que o mesmo
Cristo desceu ao inferno, no terceiro dia ressurgiu verdadeiramente dos mortos,
subiu ao céu e está sentado à destra de Deus, para dominar eternamente sobre
todas as criaturas e governá-las, a fim de santificar, purificar, fortalecer e
consolar, pelo Espírito Santo, a quantos nele crêem, dar-lhes também vida e
toda sorte de dons e bens, e proteger e defendêlos contra o diabo e o pecado.
Também se ensina que o mesmo Cristo Senhor, conforme o Symbolum Apostolorum, no
fim virá visivelmente, para julgar os vivos e os mortos etc.
SEGUNDA
CONFISSÃO HELVÉTICA
Cristo é
verdadeiro Deus. Além
disso, ensinamos que o Filho de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, foi, desde a
eternidade, predestinado ou pré-ordenado pelo Pai para ser o Salvador do Mundo.
E cremos que ele nasceu, não somente quando da Virgem Maria assumiu a carne,
nem apenas antes que se lançassem os fundamentos do mundo, mas antes de toda a
eternidade e certamente pelo Pai, de um modo inexprimível. Isaías diz: “E da
sua linhagem quem dela cogitou?” (cap. 53.8). E Miquéias diz “E cujas origens
são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Miq 5.2). Também São
João disse no Evangelho: “No principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus,
e o Verbo era Deus”, etc. (cap. 1.1). Portanto, quanto à sua divindade, o Filho é co-igual e
consubstancial com o Pai; verdadeiro Deus (Fil 2.11), não de nome ou por adoção
ou por qualquer dignidade, mas em substância e natureza, como disse o apóstolo
São João: “Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (I João 5.20). São Paulo
também diz: “A quem constituiu herdeiro de todas as cousas, pelo qual também
fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu
ser, sustentando todas as cousas pela palavra do seu poder” (Heb I.2 ss). E no
Evangelho o Senhor mesmo também disse: “Glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com
a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo” (João 17.5). Em
outro lugar do Evangelho também está escrito: “Os judeus ainda mais procuravam
matá-lo, porque... também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual
a Deus” (João 5.18).
CONFISSÃO
BELGA
ARTIGO 10 - JESUS CRISTO É DEUS
Cremos que Jesus
Cristo, segundo sua natureza divina, é o único Filho de Deusl, gerado
desde a eternidade. Ele não foi feito, nem criado - pois, assim, Ele seria uma
criatura, - mas é de igual substância do pai, co-eterno, "o resplendor da glória
e a expressão exata do seu Ser" (Hebreus 1:3), igual a Ele em tudo2. Ele é
o Filho de Deus, não somente desde que assumiu nossa natureza, mas desde a
eternidade3, como os seguintes testemunhos nos ensinam, ao serem comparados uns
aos outros: Moisés diz que Deus criou o mundo4, e o apóstolo João diz que todas
as coisas foram feitas por intermédio do Verbo que ele chama Deus5. O apóstolo
diz que Deus fez o universo por seu Filho6 e, também, que Deus criou todas as
coisas por meio de Jesus Cristo7. Segue-se necessariamente que aquele que é
chamado Deus, o Verbo, o Filho e Jesus Cristo, já existia, quando todas as
coisas foram criadas por Ele. O profeta Miquéias, portanto, diz: "Suas
origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade"
(Miquéias 5:2); e a carta aos Hebreus testemunha: "Ele não teve princípio
de dias, nem fim de existência" (Hebreus 7:3).
Assim, Ele é o
verdadeiro, eterno Deus, o Todo-poderoso, a quem invocamos, adoramos e
servimos.
1 Mt 17:5; Jo
1:14,18; Jo 3:16; Jo 14:1-14; Jo 20:17,31; Rm 1:4; Gl 4:4; Hb 1:1; lJo 5:5,9-12.
2 Jo 5:18,23; Jo 10:30; Jo 14:9; Jo 20:28; Rm 9:5; Fp 2:6; Cl 1:15; Tt 2:13; Hb
1:3; Ap 5:13. 3 Jo 8:58; Jo 17:5; Hb 13:8. 4 Gn 1:1. 5 Jo 1:1-3. 6 Hb 1:2. 7
1Co 8:6; Cl 1:16.
CATECISMO
MAIOR DE WESTMISNTER.
40. Qual a necessidade de o Mediador ser Deus e homem em uma só
pessoa?
Era necessário que o
Mediador, que havia de reconciliar o homem com Deus, fosse Deus e homem e isto
em uma só pessoa, para que
as obras próprias de cada natureza fossem aceitas por Deus a nosso favor e que
nós confiássemos nelas como as obras da pessoa inteira. REF. Mt 1.21, 23 e 3.17; 1Pe 2.6.
CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER.
DE CRISTO O MEDIADOR
CAPITULO VIII
(VIII – 2) O Filho de Deus, a Segunda Pessoa da Trindade,
sendo verdadeiro e eterno Deus, da mesma substância do Pai e igual a ele, quando chegou o
cumprimento do tempo, tomou sobre si a natureza humana1 com todas as suas
propriedades essenciais e enfermidades comuns, contudo sem pecado2, sendo concebido
pelo poder do Espírito Santo no ventre da Virgem Maria e da substância dela3.
As duas naturezas, inteiras, perfeitas e distintas – a divindade e a humanidade
– foram inseparavelmente unidas em uma só pessoa, sem conversão, composição ou
confusão4; essa pessoa é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, porém, um só
Cristo, o único Mediador entre Deus e o homem5. Ref.: 1-
Jo 1. 1,14; I Jo 5.20; Fp 2.6; Gl 4.4. 2- Hb 2.17; Hb 4.15. 3- Lc 1.
26,27,31,35; Mt 16.16. 4- Cl 2.9; Rm 9.5. 5- Rm 1. 3-4; I Tm 2.5.
Por Andrezinho Rupereta.
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