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Author: rupereta servindo sempre


Com tanta besteira sendo dita em vários púlpitos em nossa tão grande nação brasileira, às vezes ficamos confusos, não sabemos onde começa a verdade e muito menos onde termina a mentira. Como dizia uma antiga personagem “não é brinquedo não!”

O Diabo foi o primeiro vilão a fazer um eisegese[1] das escrituras, ele impôs sua própria interpretação ao que Deus já tinha dito claramente, ele (O Diabo) não deixou com que o próprio autor falasse por si mesmo.
Veja neste pequeno exemplo:

Exegese (descobrir aquilo que o autor queria dizer) mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ". Gênesis 3:3 


Eisegese (Impor ao texto a sua própria interpretação)  
Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão! Gênesis 3:4 
Não é diferente hoje, não se engane, o que muitos pastores têm dito por ai, nada mais é do que pura falácia bíblica, para ser mais exato é eisegese pura e nada mais.

Mas deixo para você duas dicas, para que você não se perda, nesta loucura geral, dois princípios que você deve ter sempre consigo .[2]

Eles são:

A-A regra infalível de interpretação das Escrituras é a própria Escritura. Portanto, sempre que HOUVER DÚVIDA QUANTO AO VERDADEIRO E PLENO SENTIDO DE QUALQUER PASSAGEM (sentido este que não é múltiplo, mas um único), ESSA PASSAGEM DEVE SER EXAMINADA EM CONFRONTAÇÃO COM OUTRAS passagens, que falem mais claramente. [3]

B-O juiz supremo, pelo qual todas as controvérsias religiosas devem ser resolvidas e todos os decretos de concílios, todas as opiniões de escritores antigos e doutrinas de homens devem ser examinadas, e os espíritos provados, NÃO PODE SER OUTRO SENÃO A SAGRADA ESCRITURA entregue pelo Espírito Santo. Nossa fé recorrerá à Escritura para a decisão final. [4]

Navegue nestas águas e você chegará seguro na Canaã Celestial, Deus nos abençoe...

Andrezinho rupereta.


[1] Eisegese é termo geralmente depreciativo e significa "achar o significado em". É usado para designar a prática de impor um significado preconcebido ou estranho a um texto, mesmo que tal significado não tenha sido a intenção original do autor.


[2] Confissão de Fé Batista de 1689.


[3] 2Pe.1.20,21; At.15.15,16.

[4] Mt.22.29,31; Ef.2.20; At.28.23.



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