Post info

Marcadores:


Comments 0


Author: rupereta servindo sempre

A INFLUÊNCIA DE CALVINO NA CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER

A Confissão de Fé de Westminster foi elaborada no século XVII, quase um século após a morte de Calvino, por pastores e teólogos puritanos, reunidos com esse finalidade pelo Parlamento Inglês, na Assembléia de Westminster. 
O alvo dos eruditos ali reunidos durante vários anos era um só: formular de forma sistemática a doutrina bíblica, partindo dos princípios de interpretação herdados da Reforma.



A Igreja Presbiteriana tem adotado essa Confissão como a expressão correta do ensino das Escrituras.Os seus autores foram profundamente influenciados por João Calvino. Essa influência se percebe claramente no ensino da Confissão sobre o Espírito Santo, e em especial, na relação do Espírito com a Palavra.

Assim, no seu capítulo sobre as Escrituras, a Confissão declara, nos melhores termos calvinistas, que a autoridade das Escrituras não depende do testemunho do homem ou da Igreja, mas de Deus (I, 4), que a nossa certeza da sua infalível verdade e autoridade divina provém do testemunho do Espírito Santo em nossos corações (1,5), que às Escrituras nada se acrescentará em tempo algum, nem por novas revelações do Espírito, nem por tradições de homens (I, 6).

A Confissão reafirma, com Calvino, que é necessária a íntima revelação do Espírito de Deus para a compreensão salvadora das coisas reveladas na Palavra  (I, 6), e que, finalmente, o Juiz supremo pelo qual todas as controvérsias religiosas têm de ser examinadas é o Espírito Santo falando nas Escrituras (I, 8).

Fonte: Calvino - O Teólogo do Espírito Santo - Augustus Nicodemos Lopes
Andrezinho rupereta

0 comentários:


Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.