Post info

Marcadores:


Comments 0


Author: rupereta servindo sempre

        I.    A   soberania de Deus e Jacó.
Algo que me conforta em meio às crises e problemas que surgem em minha vida é fato da bíblia declarar a soberania de Deus. A soberania de Deus não me assusta, ela me conforta.
A soberania de Deus me traz paz, a soberania de Deus me enche de esperança, ainda que aparentemente minha situação seja uma situação difícil, sei que Ele está no controle da situação. Gosto muito desta verdade escrita pelo Apóstolo Paulo:

“Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor” Rm 14:8. NVI

Deus estabeleceu um propósito em seu coração, e fez uma promessa para Abraão, Deus declarou que faria de Abraão uma grande nação, quando Deus estabeleceu este propósito, Ele já tinha determinado que Jacó fizesse parte deste maravilhoso projeto.

O nascimento de Esaú e Jacó foi um milagre, sua mãe Rebeca era estéril, o nascimento de ambos é a resposta de Deus ao seu servo Isaque (Gn 25.21), o nascimento de ambos tem um propósito, surgirá de cada um deles uma nação (Gn 25.22-23). Deus desejou por algum motivo não esclarecido nas escrituras que o mais velho (Esaú) serviria o mais novo (Jacó) e assim foi estabelecido o propósito de Deus.
Somos parte do propósito eterno de Deus, o seu propósito está estabelecido, e Ele o cumprirá, observe o discurso de Paulo diante dos filósofos de sua época, ele é bem claro, ao anunciar o propósito eterno de Deus:

"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas. Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas. De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós. Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele.” Atos 17.24-28 NVI.

Para por um minuto e observe o que Paulo escreveu “Deus criou o mundo, deu a vida e as demais coisas, de um fez todos os povos, estabeleceu os lugares onde deveriam habitar, com um único objetivo para que o buscassem...”

Tenho uma pergunta para você:

Sua vida é uma resposta clara a este objetivo?




      II.         2-   Jacó o enganador.
a) Jacó foi escolhido para executar o propósito de Deus, mas ele não era perfeito, assim como eu e você, Jacó trazia dentro de si uma natureza pecaminosa, pois as escrituras declaram que “não há um justo se quer” (Sl 14.3; Rm 3.10).
Observemos algumas qualidades de Jacó:
Comecemos por seu nome Jacó significa literalmente “ele agarra o calcanhar ou ele age traiçoeiramente”, a idéia é alguém que vive enganando os outros.
Manipulador – Gn 25.29-34.
Mentiroso – Gn 27.18-24.
Astuto – Gn 27.35. (1-que sabe agir de maneira a angariar para si vantagens e a não se deixar enganar; esperto, matreiro, astucioso; 2-hábil para fazer maldades, esp. enganando outrem; astucioso, velhaco, finório)
Enganador – Gn 27.36.

b) O Senhor se apresenta a Jacó (Gn 28.10-19). Agora Jacó começa a conhecer o Deus de seu Avô e de seu Pai. Depois de uma experiência espetacular, a única coisa que Jacó pensou foi como tirar vantagens desta experiência, observe suas palavras “Se Deus... cuidar de mim; prover-me de comida e roupa e levar-me de volta em segurança... Ele será meu Deus” (Gn 28.20-21)

A vida de Jacó neste estágio pode muito bem representar o nosso cristianismo atual, um cristianismo, que a semelhança de Jacó, abraça Jesus colocando a mão dentro de seu bolso, para ver o quanto se pode lucrar dele.
Assim como Jacó agiu, existe em nosso cristianismo atual, lideres que por meio de suas experiências espetaculares, fazem disto, uma fonte de lucros, Pedro foi muito claro a este respeito:

“No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade.Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda.”  2Pedro 2.1-3

Tenho umas perguntas para você:

*Quais são suas intenções? Como você enxerga Jesus, Jacó depois de uma experiência maravilhosa enxergou o Deus de uma forma errada e partiu para uma barganha!

*Você enxerga o evangelho como uma fonte de lucro?

*Jesus é Senhor ou servo?


    III.           Jacó e a lei da semeadura. O mesmo tratamento que um dia ele dispensou a seu irmão e seu pai.
Existe um princípio universal estabelecido por Deus, este princípio chama-se Lei da Semeadura, ele esta explícito por toda escritura (Gn 2.16-17; Gn 3.1-8; Dt 30.1; 19-20; Gl 6.7-8; 1Co 6.10).

Jacó semeou engano, traição e mentiras e colheu engano, traição e mentira.
Observe estes episodio:
Jacó enganou seu irmão, Labão o enganou.
- Jacó trabalha sete anos por Raquel e recebe Lia. (Gn 29.25)
- Jacó trabalhava para Labão com honestidade e recebia dele engano e trapaças. (Gn 31.4-7)  

Jacó engana seu Pai, e seus filhos o enganam.
- Jacó é enganado por seus Filhos, alegando que José foi morto. (Gn 37.29-34)

*Somos responsáveis por nossas escolhas, aquilo que você semear, você terá de colher, isto é um fato, e cada escolha nos revela:

a)      Quem você éA revelação do seu caráter será revelada aqui.

b)      Onde estamos. Em Adão representante da desobediência, ou em Cristo representante da obediência e submissão a Deus.


c)       E o que cremos. O fato de estarmos em Cristo ou em Adão revela se de fato cremos no Evangelho.

    IV.            Encontros que mudam a nossa vida.
Todos sabem que a traição, e o engano, são atitudes terríveis para qualquer relacionamento, e isto não poderia ser diferente, no relacionamento de Jacó com Esaú. As conseqüências de seus atos foram inevitáveis, atos que fizeram brotar uma amargura tão profunda no coração de Esaú, que o levou a um desejo enorme de matar seu irmão, e Jacó teve que ir embora, morar com seu tio Labão, tendo que se afastar de seus pais, não foi uma opção, foram as suas atitudes errôneas, que o levaram a viver isolado da casa de seus pais.

Jacó sabia da amargura que existente no coração de seu irmão, e isto, tinha sido a causa da fuga de Jacó.  Jacó resolveu voltar para a casa de seus pais, mas ele tem plena consciência de seus erros, estes erros precisam ser concertados, o que podemos aprender desta situação:


*Verifique se existe possibilidade de uma conversa. (Gn 32.1-5)
1-      Envie uma mensagem, busque conhecer o coração daquele que se encontra machucado.

*Uma vez que você não saiba a resposta, não tire conclusões precipitada. (Gn 32.6-8)
1-      Por não sabermos a resposta devemos nos controlar – Jacó ficou com medo e angustiou-se.
2-      Conclusões precipitadas levam a atitudes precipitadas – Jacó formou dois grupos, pois imaginou a possibilidade de um ataque, por parte de seu irmão.

*Ore. (Gn 32.9.12)
1-      Tudo começa por Deus e termina com Deus.
Jacó dispôs-se a obedecer ao Deus de seu Pai e de seu Avô. (Gn 32.9; Gn 31.13)
2-      Coloque diante de Deus todo o conflito. (Gn 32.11)
3-      Confie nas promessas feitas por Deus. (Gn 32.12)
4-      Tome passos de fé. (Gn 32.13-21)
*Encontros que transformam.
1-      Deus lutará com você, para que aja uma transformação real em você. (Gn 32.24-32)
2-      Nestas lutas com Deus, você será transformado, de dentro (tocou na articulação de coxa) para fora (mancando por causa da coxa)
3-      Sempre espere o inesperado. (Gn 33.1-4)
A expectativa de Jacó era que seu irmão o ataca-se, mas onde, um dia existiu amargura, agora existe amor.

O amor sempre será a melhor resposta.

Esboço de nossa homilia, em serviço aos irmão que se reuniram como a igreja de  Jesus Cristo em São Vicente.
Andrezinho Rupereta

0 comentários:


Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.