Post info

Marcadores:


Comments 0


Author: rupereta servindo sempre


Em resposta, disse Jesus: "Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado.  E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado. Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: ‘Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.  "Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? ““ Aquele que teve “misericórdia dele”, respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: "Vá e faça o mesmo". Lucas 10.30 - 37

Na parábola narrada por Jesus, para explicar quem seria o próximo deste interprete da Lei, aprendo cinco importantes lições exemplificada por Jesus.

Nesta narrativa temos vários personagens interessantes temos os salteadores, a vitima, o sacerdote, o levita e o samaritano, entre estes personagens, os que devem ter maior destaque ou que tem maior importância nesta historia são o sacerdote e o levita, digo isto porque eles são aqueles que carregam consigo as leis de Deus.

Mas quem rouba a cena nesta narrativa, não são aqueles que carregam consigo as leis de Deus, antes é aquele que por muitos é considerado nos tempos de Jesus uma pessoa imunda, este é o samaritano.

Nesta linda historia, eu aprendo lições eternas, o samaritano age de uma forma graciosa, cheio de misericórdia.

O grande erro mostrado por Jesus nesta narrativa, não está nas funções que cada um dos personagens exerce, o grande erro é não agirmos com amor, amor este que deve ser transmitido ao próximo, o grande erro está em escolhermos quem deve ser o nosso próximo, Jesus nos mostra que o nosso próximo, pode ser qualquer pessoa, o que interessa é a forma como agimos com este próximo.

Todos nós somos sacerdotes e levitas, não existe nada de errado nestas funções, pois a escritura nos diz que “somos sacerdócio real” e “somos cooperadores na proclamação do Reino de Deus”, o grande erro é não termos um coração como o coração do samaritano, um coração semelhante ao coração de Jesus.

“Misericórdia quero e não sacrifício...” Os 6.6; Mt 9.13; Mt 12.7

Tendo isto em mente gostaria de compartilhar como você cinco exemplos que o samaritano nos deixou:

A primeira lição que aprendo com o samaritano é que devo ter compaixão (splagcnizomai) diz o texto que ele “encheu-se de compaixão” ele se compadeceu ao olhar o estado daquela vitima, mas isto não foi o suficiente...

A segunda lição que aprendo com o samaritano ele se aproximou “e chegou perto dele” diferente dos outros dois que passaram de longe, este samaritano se aproximou, mas isto não foi o suficiente...

A terceira lição que aprendo com o samaritano e que ele se envolveu com aquele que para ele era um desconhecido “enfaixou suas feridas, aplicando-lhes azeite e vinho”, mas isto não foi o suficiente...

A quarta lição que aprendo com o samaritano e que ele cuidou deste desconhecido “levou-o para uma hospedaria e cuidou dele”.

A quinta lição que aprendo com o samaritano, e que ele teve misericórdia deste homem desconhecido.

Para termos uma vida cristã exemplar e exercermos um discipulado eficaz, você deverá ter, estes quatros princípios compaixão, aproximação, envolvimento e cuidado, todos estes princípios estão relacionados com aquele que destaco como o principal “o agirmos com misericórdia”.

Esta é a vontade de Jesus, pois nos verso trinta e sete, Jesus diz ao interprete da lei:

“Vai e fazes o mesmo” Lc 10.37

Este pedido ecoa por mais de dois mil anos, vamos cumprir a vontade do Pai, vamos ter compaixão uns dos outros, vamos aproximar-nos uns dos outros, vamos envolver-nos uns com os outros, vamos cuidar-nos uns dos outros e vamos ter misericórdia uns dos outros e o mundo saberá que somos de Deus, pois viveremos em amor como uma grande família, curando um mundo ferido pelo pecado por meio do amor de Jesus Cristo, o amor é a resposta que mundo precisa.
Andrezinho rupereta.

0 comentários:


Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.