Post info

Marcadores:


Comments 0


Author: rupereta servindo sempre


Sobre Corromper a Palavra de Deus
John Wesley

'Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus'.
(II Corintios 2:17)-

[1.] A Primeira e grande marca de alguém que corrompe a Palavra de Deus, é introduzir nela as misturas humanas; tanto de erros [heresias] de outros, quanto de fantasias de sua própria imaginação. Fazer isto, é corrompê-la, no mais alto grau; é misturar com os oráculos de Deus, fantasias impuras, adequadas apenas para a boca do diabo! E ainda assim, isto foi feito, tão freqüentemente, que sempre raramente alguma opinião errônea [herética] foi, tanto inventada, quanto recebida, a não  ser que as Escrituras fossem citadas para defendê-la.

[2.] E quando a impostura foi muito audaciosa, e o texto citado para ela pareceu muito claramente, tanto para ser desfavorável ao propósito ou não ter nada com ele, então, o recurso tem usualmente tido um Segundo método para corrompê-lo, misturando-o com falsas interpretações. E isto é feito, algumas vezes, repetindo as palavras erradamente; e, algumas vezes por repeti-las corretamente, mas colocando um sentido errado sobre elas; um que é tanto exagerado e artificial, quando estranho à intenção do escritor, no lugar de onde elas foram tiradas; talvez, contrário à sua intenção, naquele mesmo lugar, assim como ao que ele diz, em alguma outra parte de seus escritos. E isto é facilmente efetuado: qualquer passagem é facilmente pervertida, sendo recitada simplesmente, sem qualquer dos versos precedentes e seguintes. Por esses meios, ele pode parecer ter freqüentemente um único sentido, quando está claro que, observando o que vem antes e o que se segue depois, que ele realmente tem uma direção contrária. Por necessidade de observar que as almas descuidadas estão sujeitas a serem sacudidas com todo vento de doutrina, quando quer que eles caiam nas mãos daqueles que têm suficiente maldade e astúcia, assim, para adulterar o que eles pregam, e para acrescentar, aqui e ali, um comentário plausível com o objetivo de fazê-la sucumbir mais facilmente.

[3.] A terceira espécie desses que corrompem a Palavra de Deus, embora em um grau menor, do que os anteriores, são daqueles que assim procedem, não acrescentando a ela, mas tirando dela; dos que tiram tanto o espírito, quanto a substância dela fora, enquanto eles planejam profetizar apenas as coisas agradáveis, e portanto, disfarçam e dissimulam o que eles pregam para reconciliá-la ao gosto dos ouvintes. E para que eles façam da melhor maneira, eles comumente permitem que aquelas partes que não darão margem a disfarce algum continuem. Eles lavam suas mãos daqueles textos resolutos que não se submeterão aos seus propósitos, ou  que, muito claramente, tocam nos vícios reinantes do lugar onde eles estão. Estes eles trocam por aqueles mais leves e tratáveis, que não estão tão aptos a causarem ofensa. Nenhuma palavra deve ser dita da tribulação e angústia denunciadas contra os pecadores em geral; muito menos do fogo inextinguível, que, se Deus for verdadeiro, aguarda diversas dessas ofensas particulares que têm caído dentro de sua própria observação. Mas eles seguramente podem ressoar contra aqueles que estão fora do seu alcance, e contra aqueles pecados que eles supõem nenhum dos que os ouvem são culpados. Ninguém os leva ao coração, para ouvirem aquelas práticas declaradas, com as quais ele não está preocupado em si mesmo. Mas, quando o golpe chega em casa, quando ele alcança seu próprio caso, então, ele se acha, se não convencido, insatisfeito, ou irado, e exasperado.Fo

Estes são os métodos daqueles corruptores da Palavra, que agem, à vista dos homens, e não de Deus. Eles testam os corações, e não irão receber o serviço no qual apenas os lábios estão preocupados. Mas suas palavras não têm intercurso com seus pensamentos. Nem é apropriado para eles que elas possam. Porque, se a real intenção deles aparecer, uma vez, deverá ser um fracasso. Eles se propõem, é verdade, fazer o bem, através do Evangelho de Cristo; mas isto para si mesmos, e não para os outros. Ao passo que eles que usam da sinceridade na pregação do Evangelho, no bem de outros, buscam seu próprio bem. E que eles são sinceros e falam como oficiais autorizados, aos olhos Dele cuja autorização eles carregam, aparece plenamente da contrariedade direta entre a prática deles, e aquela dos dissimuladores acima descritos
Fonte:  Trecho do Sermão de  John Wesley  -  Sobre  Corromper a  Palavra de Deus


0 comentários:


Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.