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Author: rupereta servindo sempre


Texto base:

Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao SENHOR pertence a salvação! Jonas 2.9
Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo. Mateus 24.13

Na vida cristã, o que importa, não é como começamos, e sim, como terminamos.
Andrezinho rupereta
Introdução:
No livro As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian de C.S.Lewis e nítido o que Lewis quis mostrar, ele deixa claro neste livro, que todos podemos passar por problemas sérios, mas não devemos perder a nossa fé, e não devemos perder a esperança nas promessas que nos foram feitas, ele também deixa claro que não é com nossa força que poderemos vencer as forças do mal, e devemos tomar o máximo de cuidado para não abandonarmos (o cuidado para não apostatarmos) a nossa fé.
Já faz muito tempo uns quatrocentos anos, que os teólogos Calvinistas e Arminianos discutem sobre o quesito de nossa segurança, quanto ao aspecto da salvação, podemos perdê-la ou não, uma vez salvo sempre salvo ou podemos perder esta salvação, em última instância de quem depende a segurança da salvação. Em ambos os lados temos ensinos importantes, um lado ira defender a Soberania de Deus, e outro lado defenderá a responsabilidade do homem, o grande problema, destas questões, é quando não encontramos o devido equilíbrio entre estas proposições.
Um dos maiores teólogo pentecostal Myer Pearlman escreveu:

"a ênfase demasiada à soberania e a graça Deus na salvação pode conduzir a uma vida descuidada, porque se a pessoa é ensinada a crer que conduta e atitude nada têm haver com sua salvação, pode tornar-se negligente. Por outro lado, ênfase demasiada sobre a livre vontade e responsabilidade do homem, como reação contra o calvinismo, pode trazer as pessoas sob o julgo do legalismo e despojá-las de toda a confiança de sua salvação. Os dois extremos que devem ser evitados são: ilegalidade e o legalismo". Conhecendo as doutrinas da Bíblia.

Durante muito tempo os Arminianos são acusados de que seu sistema teológico não confirma a segurança do cristão, deixando a idéia de que, a qualquer momento ele pode perdê-la, isto simplesmente é distorção dos fatos, veja o que o próprio Arminius escreveu sobre este assunto:

"em nenhuma época eu afirmei que crentes finalmente se afastam ou caem da fé ou da salvação". Works of Arminius. (As obras de Arminius; Volume 1; pag. 741)

"Em relação à certeza de salvação, minha opinião é, que é possível ao que crê em Jesus Cristo estar seguro e persuadido (certeza fortemente estabelecida), se seu coração não condená-lo, ele está agora na realidade certo, que é um filho de Deus, e se encontra na graça de Jesus Cristo."
Works of Arminius. (As obras de Arminius; Volume 1; pag. 667).
Tendo estes princípios em mente, que o sistema teológico dos Arminianos não ensina que um cristão nascido de novo pode perder a salvação, devemos analisar o que o sistema teológico dos Arminianos, quer dizer como uma possível perda de salvação. Vejamos o que a bíblia nos ensina.



  1. Jesus é a nossa segurança. 

    A segurança do cristão não se encontra nele, ela se encontra na pessoa de Jesus, por meio de sua morte e ressurreição. Foi um sacrifício perfeito, feito por uma pessoa perfeita, em um único ato eterno. Através da morte de Jesus, foi feita uma aliança eterna(MT. 26.26-28; Hb. 13.20-21; 1jo. 5.11 -13).
    Esta aliança firmada na eternidade é a aliança da graça que Deus disponibilizou a todos os povos e nações, fazendo com que todos, os que creram, no sacrifício feito por Jesus naquela cruz, se tornem seus filhos e seus sacerdotes reais (Jo. 1.12, 1PE. 2.9)
Deus nos assegura plena segurança de salvação, podemos afirmar que somos salvos e não somos capazes de perder esta salvação. A segurança de nossa salvação é o sacrifício que foi uma vez oferecido, e consumado, a obra foi completa, nada podemos fazer para acrescentar ou diminuir o poder desta salvação. (João 6.35-40)

Então Jesus declarou: "Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede. Mas, como eu lhes disse vocês me viram, mas ainda não crêem. Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei. Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas ressuscite no último dia. Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia"

 
Esta é a promessa, não seremos rejeitamos; não nos perderemos; Jesus é capaz de nos guardar, Ele não nos lançará fora. Trazemos em nós o selo de garantia e domínio vejamos o que Paulo nos ensina a este respeito:
   
"... em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa" Efésios 1.13

O comentarista Willian Hendriksen nos ensina que o selo nestes textos de Paulo tinha três funções 1-garantir autenticidade, possessão (posse de algo) e proteção. A idéia principal contida neste texto é a que o selo traz garantia de salvação. A segurança da salvação esta garantida pela marca da promessa dita por Jesus, o Espírito Santo é a pessoa, que garante a certeza de nossa salvação, não é uma responsabilidade nossa, Ele começa em Deus e termina com Ele, somos participantes e cooperadores desta real transformação gerada em nosso coração, Deus disponibiliza todos os meios para desenvolvermos esta salvação, mas a capacidade ou poder, sempre começa em Deus, nunca em nós, não somos capazes de gerar a vida de Cristo em nós.
Podemos observar esta idéia no texto de Paulo aos Filipenses vejamos:

Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei ( katergazomai = a idéia contida nesta palavra usada por Paulo é trabalhar até o termino do serviço) a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua ( energeo= trabalhar efetiva e produtivamente, dar poder e energizar. A palavra descreve a energia e poder eficazes do próprio Deus em ação; Chave Lingüística do N.T Grego) em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2.12-13.

Paulo mostra claramente que uma pessoa salva desenvolve sua salvação, o desenvolver a salvação é a realidade da transformação gerada através do novo nascimento, isto é o poder (Gr. Energeo) de Deus.

Frank M.Boyd teólogo pentecostal escreve:

Esta passagem ("desenvolvei a vossa "salvação"") não ensina em absoluto, uma salvação pelas obras. O versículo seguinte o esclarece muito bem: "Porque é Deus quem efetua em vós tanto o querer como o realizar..." O sentido do texto como um todo "constitui um apelo aos homens justificados a diligentemente zelarem pelo progresso de sua santificação, a qual se consumará brevemente na "glória a ser revelada"". A consumação de nossa salvação, pois, está em nossa dependência de Deus (v.13), mas como Ele habita em nosso interior devemos agir com "temor e tremor" (v.12). O apostolo, com isso, ressalta que devemos ter permanentemente o cuidado de não ofender a Deus, buscando em tudo fazer o que é reto – uma forma de confirmar (não de obter) a nossa salvação. Comentário Bíblico Ed. CPAD




  1. Perseverando na fé.
Aquele, porém, que perseverar ( hupomeno) até o fim, esse será salvo. Mateus 24.13 Neste texto podemos notar pelo contexto que em meio às tribulações que virão (Guerras, falsos Cristos, fome, terremotos, ódio contra os cristãos, escândalos, traição, falsos profetas, iniqüidade em alta, amor em baixa) diante de tudo isto devemos estar firmes. No livro de Mateus esta expressão, "aquele, porém, que perseverar até o fim", também e repetida em (MT. 10.22; v.tb Mc.13.13), a idéia central do que Jesus nos quer transmitir é fique firme.
No Antigo Testamento a palavra hebraica usada é (qzx chazaq) ela transmite a idéia de fortalecer, prevalecer, endurecer, ser forte, tornar-se forte, ser corajoso, ser firme, ficar firme, ser resoluto, ser persistente. Dic.Strong
Vejamos alguns exemplos:

 
Deuteronômio 31.6 Sede fortes (qzx chazaq) e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará.

 
Êxodo 9.35 E assim Faraó, de coração endurecido (qzx chazaq), não deixou ir os filhos de Israel, como o SENHOR tinha dito a Moisés.

 
1 Crônicas 28.6-7 E me disse: Teu filho Salomão é quem edificará a minha casa e os meus átrios, porque o escolhi para filho e eu lhe serei por pai.Estabelecerei o seu reino para sempre, se perseverar ele(qzx chazaq) em cumprir os meus mandamentos e os meus juízos, como até ao dia de hoje.

 
No Novo Testamento a palavra usada é (hupomeno) ela transmite a idéia de 1) ficar 1a) retardar 2) ficar, i.e., permanecer, não retirar-se ou fugir 2a) preservar: sob desgraças e provações, manter-se firme na fé em Cristo 2b) sofrer, agüentar bravamente e calmamente: maltratos.Dic.Strong
Vejamos alguns exemplos:

Romanos 12.12 regozijai-vos na esperança, sede pacientes
(
hupomeno) na tribulação, na oração, perseverantes;

 
1 Coríntios 13.7 (O Amor) tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta
(
 hupomeno).

 
2 Timóteo 2.10 Por esta razão, tudo suporto
(
hupomeno) por causa dos eleitos, para que também eles obtenham a salvação que está em Cristo Jesus, com eterna glória.

 
2 Timóteo 2.12 se perseveramos
(
hupomeno), também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará;

Fica claro que tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento, a idéia central é a de termos uma firme convicção. A nossa fé (confiança) na verdade revelada no evangelho, nos faz perseverar em tempos de crise e tribulações, o exemplo disto são nossos irmãos que vivem nas igrejas perseguidas.

Neste processo de perseverança o grande problema é quando confundimos o processo de Santificação com processo de Salvação, alguns cristãos se encontram em plena agonia, por causa dos seus pecados corriqueiros, confundindo estes processos. A diferença destas duas premissas esta em que a salvação é um ato definitivo (eterno), e santificação é um processo continuo (aqui, e agora), da realidade existente em nós, isto não quer dizer que seremos perfeitos nesta vida, mas a salvação indica o caminho de nossa perfeição nesta vida (1jo. 3.9; Rm. 6.10 – 13). Por que fomos salvos existem mudanças significativas em nossa vida.

Devemos perseverar na vontade revelada por Deus em sua palavra, um exemplo clássico disto é o momento de oração de Jesus no Getsêmani em busca da vontade do Pai (Mt. 26.36-45) ,muitas vezes a vontade de Deus nos custa, a vida, o emprego, o vexame, a humilhação, a dor, um relacionamento, não foi diferente com o filho de Deus, a vontade de Deus custou a sua vida, e Ele se entregou a vontade do pai a ponto de morrer por ela.
Perseverar é dizer, eu continuo firme, crendo em Ti, independente da minha atual condição.

Podemos observar alguns exemplos clássicos de pessoas que perseveraram:

Policarpo foi um exemplo clássico na historia da igreja, ao ser preso e apresentado diante de Herodes foi lhe pedido para que "renegai a Cristo" em troca será liberto, ele com paciência disse:
- Tenho-o servido durante oitenta e sete anos, e nunca Ele me fez mal. Como posso eu agora blasfemar contra meu rei e Salvador... Se julgais que hei de jurar pela alma de Cesar como dizeis e fingis não saber quem eu sou, ouvi minha confissão livre "sou cristão, e se deseja conhecer a doutrina do cristianismo, concedei-me um dia para falar-vos e escutai-me. Policarpo foi condenado a morte. Levado para a arena romana, para divertir o povo e ali ser morto.

 
O que poderíamos dizer de Atanásio aquele que lutou contra Ário e a sua heresia de que o Pai e o Filho são um, heresia esta que dizia ser Jesus um ser criado, fazendo de Jesus mais uma criatura de Deus. Atanásio foi exilado cinco vezes, foi dito que, em um determino tempo de sua luta pela verdade, parecia que Atanásio lutava contra o mundo, lutou perseverou e venceu aquela tremenda heresia, heresia esta que hoje grupos como as Testemunhas de Jeová abraçam. Independente de sua situação Atanásio lutou bravamente pela verdade ainda que nesta luta muitas vezes, se sentisse sozinho.

 
O que dizer de Martinho Lutero e sua luta contra o sistema herético em que se encontrava a igreja de sua época. Quando foi convocado para se retratar ele disse:

"Visto que vossa majestade e vós poderosos senhores me exigem uma resposta clara, simples e precisa, dar-vo-la-ei , e essa resposta e a seguinte; Não posso submeter a minha fé nem ao papa nem aos concílios, porque é claro como o dia que eles muitas vezes tem caído em erro, até na mais palpáveis contradições, com eles próprios. Se portanto, não me convencerdes pelo testemunho das escrituras , se não me persuadirdes pelos próprios textos citados, libertando assim minha consciência por meio da Palavra de Deus, eu não posso nem quero retrater-me, porque não é seguro para um cristão falar contra sua própria consciência, não posso proceder de outro modo ... Deus me ajude".

 
O que dizer dos Mártires de Guanabara, os calvinistas que por causa de sua fé foram condenados a morte, sendo este segundo os relatos históricos os primeiros mártires em solo brasileiro, eles deixaram antes de sua morte um legado para a comunidade cristã que hoje é conhecida como a Confissão de Guanabara, ela é a primeira confissão das Américas, confissão esta escrita antes de serem executados.

 
O que dizer do assassinato de Rachel Scott conhecido como o Massacre Columbine que foi baleada enquanto almoçava com seu amigo, Richard Castaldo, em um gramado perto da entrada oeste da escola. Ela foi morta por tiros na cabeça, tórax, braço, e perna. As primeiras noticias disseram que um dos atiradores depois de ter atirado na perna de Rachel, perguntou: "Você ainda acredita em Deus?" ela simplesmente respondeu "Você sabe que eu acredito" provocando um tiro fatal a queima roupa na cabeça



  1. A possibilidade de uma apostasia (abandono da fé).
Alguns textos que nos alertam sobre uma possível apostasia (MT. 24.21-13 O amor esfriaria;) (Lc. 9.62; Lc. 17.32; Olharam para trás;) (Jo. 15.6 se não permanecer nele será cortado; Rm. 11.17 -21; 1CO. 9.27) (1TM. 1.19 Naufragaram na fé;) (1TM 4.1 se o negarmos ele também nos negará). A palavra grega apostasia provém de aphistêmi (partir; ir embora) e transmite o conceito de modificar a posição em que a pessoa está de pé. Extraído de Teologia Sistemática - Uma Perspectiva Pentecostal.

Você sabia que:


A pesquisa com o título 'Uma questão de valor versus custo', mostrou que 58¨% dos jovens cristãos se afastaram da igreja ao ingressar na faculdade, evidenciou o despreparo que muitos deles têm para enfrentar os conflitos da vida acadêmica. "Não podemos pensar em preparar o jovem cristão apenas para resistir à universidade, porque um dia ela terminará, mas prepará-lo para a vida cristã, familiar, profissional e pessoal. O pesquisador se aprofundou no estudo, lembrou ainda que apesar da distância geográfica o comportamento e questionamento são comuns nos dois países. Seminário Palavra da Vida – Atibaia.

Um estudo realizado entre março de 2003 e dezembro de 2004 sobre o perfil das detentas da Penitenciária Feminina da Capital (São Paulo-SP) mostrou a religiosidade dessas mulheres antes do aprisionamento. Os pesquisadores Paulo Augusto Costivelli e Paulo Dalgalarrondo, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, aplicaram questionários com dados sociodemográficos, culturais, itens sobre saúde mental e perfil criminal e notaram que, das 358 mulheres que participaram da pesquisa, 257 (72%) tinham práticas religiosas antes de serem presas. Destas, 151 (42%) já eram evangélicas e 94 (26%) tinham outras religiões. Um terço delas tinha freqüência assídua a cultos e 49,2% das entrevistadas declararam que suas famílias são evangélicas.
ESTIMATIVA: 40 MILHÕES DE DESVIADOS EVANGÉLICOS NO BRASIL SEGUNDO PESQUISA DO IBGE ESSE NÚMERO ALARMANTE NOS LEVA A REVER NOSSOS PROPÓSITOS COMO IGREJA DO SENHOR JESUS. QUEM ESTÁ ERRADO? QUEM DEVERIA FAZER ALGUMA COISA? QUEM É O CULPADO? ESSAS E OUTRAS TANTAS QUESTÕES DE NADA ADIANTARÁ RESPOSTAS, SE O POVO DE DEUS NÃO SE CONVENCER DE QUE PRECISA VIVER O CRISTIANISMO DE FORMA CORRETA, OU SEJA, VIVER NA OBEDIÊNCIA À PALAVRA DE DEUS, LEVANDO A SÉRIO O COMPROMISSO TOTAL COM O REINO DO SENHOR.

Diante de tudo isto, podemos observar que a escritura nos avisa sobre uma possível apostasia ou uma rebelião contra Deus, os avisos registrados nas escrituras não somente uma hipótese. Deus não brincaria com algo tão serio permita-me lhe mostra uma pequena analogia:

"Vamos imaginar que estamos dirigindo nosso carro pela estrada, à noite. Em diferentes trechos passamos por sinais de advertência: Curva fechada! Ponte caída! Deslizamento! Estrada estreita e sinuosa! Declive forte! Obras na estrada! E nenhum destes perigos acaba surgindo. Iremos pensar que foi uma brincadeira de mau gosto, ou algum louco colocou aqueles sinais. De que maneira seriam advertências, se não correspondem à realidade?".Pequena analogia extraída da Teologia Sistemática – Uma Perspectiva Pentecostal -CPAD.


As escrituras não falham, devemos tomar o máximo de cuidado, lembre-se do conselho de Paulo "combati o bom combate, guardei a fé", "guarda o bom deposito"
(2TM 1.14; 2TM 4.7), não existe espaço para a dúvida ou você crê ou esta fora, pois a escritura afirma "sem fé é impossível agrada a Deus..."; "tudo o que não provém de fé é pecado" (Hb. 11.6; Rm. 14.23); "andamos por fé e não pelo que vemos" (2CO. 5.7), ser cristão e algo sobrenatural, quando nos falta à fé de nada vale nossa caminhada.
Podemos observar que no caminhar da vida cristã muitos foram alvejados e desistiram não só desistiram como também se colocaram contra Cristo podemos observar, por exemplo, Antony Flew filho de um grande pastor britânico ensinado nos princípios cristãos, ele é um dos maiores filósofos ateus de nosso século seus livros contra a teologia cristã são um ferrenho ataque contra a fé cristã. O que podemos dizer de Bart Ehrman veja o que ele mesmo diz em um debate "Eu acreditava absolutamente em tudo o que Bill apresentou aqui. Ele e eu freqüentamos a mesma escola cristã evangélica, Wheaton, onde estas questões são ensinadas. Antes disso eu freqüentei uma escola ainda mais conservadora, o Moody Bible Institute, onde "Bíblia" é nosso nome do meio. Lá aprendemos estas coisas ainda mais avidamente. Eu acreditava nelas com todo meu coração e alma. Preguei sobre estas conclusões e tentei convencer outras pessoas que elas eram verdadeiras... Após anos de estudo, eu finalmente cheguei à conclusão de que tudo no qual eu pensava anteriormente sobre a evidência histórica para a ressurreição estava absolutamente errado".
Extraído do debate: EXISTEM EVIDÊNCIAS HISTÓRICAS PARA A RESSURREIÇÃO DE JESUS?
http://www.apologia.com.br/?cat=10.
   
Hoje o Dr. Barth Ehrman é um dos maiores combatentes contra a ressurreição de Cristo.
O que diríamos dos pastores gays e lésbicas, dentro da Igreja Anglicana Americana, os maiores ataques que a igreja receberá não virá de fora, virá de seus púlpitos onde pastores e teólogos apostatas, tentarão desviar da verdade o maior numero possível de ouvintes "Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé... tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes"(1TM. 4.1-5; 2TM.3.1-5).
Existem pastores na Europa que não crê nas escrituras como palavra de Deus, existem teólogos que não acreditam que Adão e Eva são personagens reais e sim simplesmente um mito. Hoje para alguns pastores cada membro virou simplesmente uma fonte de lucro, exemplo disto é a teologia da prosperidade ensinada em vários púlpitos.
 
O apóstolo Pedro inspirado pelo espírito santo registrou nas escrituras que "Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme". 2pe. 2.1-3

Nossa geração passa pela mesma crise que passou a geração que seguiam a Jesus, eles desejavam o pão (aquilo que era material), mas não o que Jesus poderia fazer por eles (a vida eterna). Eles não desejavam Jesus. Muitos discípulos se escandalizaram com as referências feitas por Jesus como a única fonte de salvação, muitos que andavam com Ele, o abandonaram. (Jo. 6.24-66).

Os nossos tempos, são tempos difíceis, devemos ter como máxima indiscutível autoridade os escritos registrados nas escrituras, pois eles são o fôlego de Deus, a vida de Deus para nós "as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida... Toda a Escritura é inspirada por Deus (Jo.6.63; 2TM. 3.16) que nossa declaração seja com a de Pedro - Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus. (Jo.6.67-68).

Conclusão:

Com o existente perigo de apostatarmos fiquemos com o conselho que o escritor aos Hebreus nos deixou:

Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés.

De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça? Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence à vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo...

Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão... Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Hebreus 10.26-31; 36-39.


Persevere na vontade revelada por Deus em sua escritura, os tempos são difíceis, mas Aquele que fez as promessas não tardará em breve ele virá e nos arrebatara para com Ele vivermos por toda a eternidade, que Ele encontre em você um amor perseverante.
 
Pois por Ele e para Ele são todas as coisas glória a Ele eternamente, amém.
 
Sermão pregado na Igreja Assembléia de Deus de Cidade Náutica - pregado dia 27-06-10 culto matinal, fechamento do trimestre da Escola Dominical.
 
Que Deus os abençoe foi uma manhã maravilhosa...

Andrezinho Rupereta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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