Post info

Marcadores:


Comments 30


Author: rupereta servindo sempre



NÃO CHAME SEU FILHO DE DANADO!

Por Andrezinho Rupereta.
Introdução:

Não faz muito tempo que li, em uma atualização de status na rede social Facebook, as palavras que dão o titulo deste meu pequeno texto. Ao ler determinada mensagem fiquei intrigado, minha mente naquele instante, ficou agitada com tal informação, algo estava errado naquela informação e curioso como sou – não perdi tempo – fui fazer minhas consultas exegéticas. Não deu outra, mais uma velha lenda gospel dando um role nas redes sociais e blogs – principalmente estes de batalha espiritual.
Eu te convido para que juntos, possamos observar - onde se encontra o erro desta afirmação.

As afirmações:

Não chame seus filhos de danados – significa endemoninhados! Sermão de Pr. Henrique Jorge - Ministério Internacional Bethshalom[i].
DANADO: "Amaldiçoado; condenado; que sofreu dano; corrompido; estragado; arruinado; danificado”. Logo, as pessoas têm pressa em não prestarem atenção em observar as coisas e tem usado a sua própria língua e dito coisas que não são convenientes a uma vida abençoada, lançando assim maldição em seus próprios filhos. Não chame o seu filho de danado... Examinemos, pois com muito cuidado as palavras, que na verdade podem dar vida, como também podem tirá-la. Postado em Meditações diárias da Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana[ii].

Explicação:

A bíblia sustenta tal afirmação?


Uma pesquisa rápida nas principais versões nacionais [NVI; CNBB; JFA-RA; NTLH; VIVA; BLTTA] você perceberá que em nenhuma delas, encontraremos a afirmação que danado é uma maldição ou que é sinônimo de uma pessoa endemoninhada.

A bíblia é nossa regra de fé e prática – se bíblia não nos dá respaldo para determinado ensino ou prática, não devemos ter isto como verdade. Só por este fato já deveríamos desconsiderar tal afirmação.


Quem é a fonte de determinado ensino?


Ao se fazer uma nova pesquisa, nas principais versões bíblicas nacionais, não encontraremos a palavra “danado” - se a bíblia, não é a fonte desta palavra, de onde, então, vem as explicações do significado da palavra “danado” – dos dicionários de nossa Língua Portuguesa.

Com base nas informações que já possuímos, fica claro, que a afirmação – não chame seu filho de danado, pois você, o está amaldiçoando, [você está destinando a alma dele ao inferno[iii]] - não se encontra na bíblia, mas, encontra-se em dicionários de nossa Língua Portuguesa.


A informação está correta?

“A informação está correta?” - É lógico que não! Consulte os principais dicionários de nossa Língua Portuguesa e você perceberá que a informação está incompleta, vejamos como o dicionário Houaiss define a palavra danado:

Danado     Datação: 1274

n adjetivo e substantivo masculino
1      que ou o que foi prejudicado, corrompido, estragado
2      Rubrica: religião.
que ou aquele que foi condenado às penas do inferno; maldito
3      Uso: informal.
que ou o que está hidrófobo; raivoso
Exs.: recolheram os cachorros d.
 hidrofobia é a doença dos d.
4      que ou aquele que está irritado; zangado, aborrecido
5      que ou o que é agitado; excitado, impetuoso
6      que ou o que é muito esperto; malandro
7      Regionalismo: Brasil.
que ou o que é ruim; mau
Exs.: a rua hoje está com um cheiro d.
 aquele d. faz mal às crianças
8      Regionalismo: Brasil.
que ou o que é valente; decidido, impetuoso
Exs.: cuidado que o cabra é d.
 o d. derrubou cinco homens
9      Regionalismo: Brasil.
que ou aquele que é dado a diabruras e traquinagens (diz-se ger. de criança); travesso, arteiro
Exs.: mas que criança d.!
 o d. me enganou direitinho
10    Regionalismo: Brasil.
que ou o que faz algo bem feito; habilidoso, inteligente
Exs.: é d. no jogo de xadrez
 o d. tem muito talento

n adjetivo
11    de grande proporção; enorme, extraordinário, imenso
Ex.: deu um trabalho d.
12    que gosta muito; louco
Ex.: d. por chocolate

Se você pesquisar os principais dicionários, perceberá que a definição da palavra danado entre eles, são semelhantes, salvo algumas variações. O criador de tal ensino não foi honesto, ele ocultou parte da definição da palavra danado;  e fez uma afirmação que a bíblia não faz, isto é muito grave, estamos diante de um caso tipico de nossa teologia tupiniquim - ensinar aquilo que não se encontra nas escrituras!

Ao buscarmos a etimologia da palavra, podemos afirma que ela teve realmente este sentido, de que determinada pessoa sofreu um condenação pela igreja e se tornou maldito ou condenado. Mas como toda palavra que com o passar do tempo cai em desuso ou sofre uma mutação em seu sentido, com a palavra danado não foi diferente. Hoje danado como vimos à definição do dicionário não tem mais a ideia de alguém maldito, mas de alguém que sofre com a doença de raiva [infecção causada pela mordida de um cachorro ou morcego] ou algo muito bom ou até mesmo de uma criança muito inteligente ou agitada demais.


Aplicação:

O que devemos aprender com tudo isto que acabamos de ler:

1.Não de credito a tudo que você ouve ou lê – investigue a informação que você está recebendo.
2.Se a bíblia não dá respaldo – não acredite! 
3.Lembre-se que, grandes lideres cristãos cometeram barbaridades terríveis, ensinando aquilo que a bíblia não ensina.
4. Seja sempre um cristão bereano [Atos 17.11].

Que Deus nos abençoe...





[iii] Este trecho foi copiado do status de minha amiga na rede social Facebook.

30 comentários:


  1. Muito rica suas informações, ja tinha escutado tal "ensinamento" só não recordo onde, vi o assunto em pauta no face esses dias mas nem terminei de ler não dei ibope...rs...rs... Obrigada pelo ensinamento quanto a etimologia da palavra DANADO(a)...
    bj

  1. Se o "mundo" suaviza as palavras para que elas possam ser usadas sem dano a alma, então porque a gente não faz uma mutação da palavra assassino para que ela nao seja dura como ela é e wue não represente mais uma pessoa ruim que tira a vida de uma outra pessoa? Suaviza a palavra, fazer uma mutação, adequar ao gosto, por na cabeça de que tal palavra não faz mal, não tira o poder negativo de que tal palavra realmente transmite. A gente gosta de mascarar as coisas e dizer: "Não, faz mal não... não é mais assim... pode usar... sem problema... vc ver o que seus olhos querem ver..." Bem, é só a gente por na cabeça que morte não é morte, mas vida, e ninguém mais vai morrer. É por isso que o pecado hoje em dia é visto como algo quase natural e que as má palavras, impróprias, ditas com a boca nao fazem tanto mal hoje em dia! ISSO É CEGUEIRA.

  1. nao chame seu semelhante de Danado

  1. Credo em crus tinha o costume de chamar meu neto de danadinho nunca mais me perdoa Jesus.

  1. Credo em crus tinha o costume de chamar meu neto de danadinho nunca mais me perdoa Jesus.

  1. Então posso chamar os outros de moleque( crianças destinadas a passar pelo fogo de moloque), só pq o significado aqui é uma criança arruaceiras? Pro inimigo isso mudou tbm ou ele apenas esta mascarando a semântica?

  1. Então posso chamar os outros de moleque( crianças destinadas a passar pelo fogo de moloque), só pq o significado aqui é uma criança arruaceiras? Pro inimigo isso mudou tbm ou ele apenas esta mascarando a semântica?

  1. Muito útil meu amigo, que Deus continue te iluminando.

  1. Muito útil meu amigo, que Deus continue te iluminando.


  1. Tatiane

    O pecado e as maldições hoje em dia estão camufladas como atitudes normais,o povo mudou mais a palavra de Deus não muda,e sei que a palavra serve para abençoar como para amaldiçoa,use a para o que vc achar certo!!!

  1. danado origina de dana.está no velho testamento.é um tipo de lepra.realmente maldição.temos que estudar muito.pois tudo nos foi apresentado errado,sem noção,etc....

  1. ja comentei.


  1. Anônimo

    Chamem de abençoado!

  1. Meus pais já me chamaram de moleque danado, e essas palavras nunca me fizeram mal. Hoje sou um pai de família, tenho temor a Deus. A pessoa faz maldade e perde a salvação se ela quiser independente dos pais ensinar o caminho reto ou não. Pois a salvação é individual. As palavras dos meus pais só fazem mal a eles mesmos. O importante é ensinar o caminho bom para os filhos, e mais tarde ele decidirá qual caminho tomar. Independente do desejo dos pais. As palavras mal interpretadas podem custar a salvação de cada pessoa.
    Existem milhares de pessoas dizendo que Deus disse e Deus não disse, interpreta a Bíblia da forma que acha correta e chega a ensinar para outras pessoas que não conhece a palavra. Teve um pastor que estava fazendo um campanha na igreja que era pelas pisaduras de Jesus fui sarado. Na interpretação dele era os passos de Jesus. Mas sabemos que pisadura não significa passos e sim ferimentos no corpo. Para essas pessoas que distorcem a palavra só falo uma coisa.
    Em Ap 22, 18-19: “ Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e se alguém tirar qualquer cousa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa das cousas que se acham escritas neste livro”.

    Se você é inteligente perceba a verdade!
    Não podemos interpretar a Palavra de Deus sem saber o que realmente estamos falando. Só porque um pastor disse isso, significa isso!
    A palavra danado te diversos significados. E por favor me mostre aonde isso está escrito! Eu pesquisei e não achei. Só acredito naquilo que está escrito na Palavra de Deus.

  1. Mais uma coisa!
    Atos 17:11
    Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.

    Existem pessoas nos dias de hoje que acreditam em tudo que um pastor...bispo falam mas não se dão ao trabalho de buscar se realmente é aquilo mesmo é certo e verdadeiro. Acreditando cegamente no que o homem falou. Deus nos deu cérebros para pensar. Como já aconteceu comigo. Quando eu era mais jovem na Igreja eu ouvia a pregação e Deus falava comigo, até anotava as passagens. Mas no dia seguinte não conseguia lembrar daquilo que o pastor pregou e perdia o verdadeiro sentido da palavra. Mais tarde percebi que além de ouvir eu teria que entender. É como a escola. Comprei uma enciclopédia bíblica e comecei a estudar por conta própria e vi as coisas de uma forma diferente.
    Até hoje faço assim. Deus nos da entendimento se buscarmos e pedirmos.
    Muitos ministérios estão se enganando. Temos que tomar cuidado com os falsos profetas, com suas heresias e falsos ensinos.
    Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito;
    Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
    Eis que eu vo-lo tenho predito.
    Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.
    Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.
    Mateus 24:23-27

    Então, como saberemos quais sinais são verdadeiros e quais não são? Primeiramente, comparando o ensinamento do operador do sinal com as Escrituras para ver se sua mensagem é verdadeira. João nos adverte para testar os espíritos: "Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora" (1 João 4:1). Ele revela o teste a usar: "Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro" (1 João 4:6). O teste é a revelação escrita pelos apóstolos. Os cristãos de Beréia são um bom exemplo: "Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as cousas eram, de fato, assim" (Atos 17:11). Paulo operou sinais em Beréia, mas os cristãos dali determinaram se Paulo era de Deus ou não, comparando sua pregação com as Escrituras. (Deuteronômio 13:1-5; Jeremias 23:25-32; 1 Coríntios 12:1-3; 1 Tessalonicenses 5:21 podem ser estudados para mais ajuda neste ponto).

    Temos que conhecer a verdade que é a palavra de Deus só assim para escaparmos das ciladas do diabo!
    Que Deus nos abençoe.
    Amém!

  1. Se alguém identificou "Danado" aos demônios, então não uso mais essa palavra para me referir a alguém... simples assim... (pra que complicar?) "Não saia da sua boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem" Ef. 4:29

  1. Permitam me colocar que a questão vai alem da etimologia dos nomes e palavras e seu significado ou as mudanças de contexto e significados ao decorrer da historia.
    No ambito da programação neurolinguistica onde estudamos como nosso cerebro registra processa e armazena conteudos palavras e geram pensamentos inconscientes emoçoes e influenciam em comportamentos e atitudes convem entender e examinar a importancia da conotação significancia arquetipo estabelecido na historia da humanidade e por consequencia um codigo de linguagem de valores universal consolidado que nao sofre mutações de significancia.

    Danado pode parecer hoje nos tempos atuais e de forma consciente uma palavra inofenciva ate uma giria.

    Mas a questão pronfunda é o arquetipo estabelecido o valor do significado inconsciente da palavra.

    Vale pesquisar os mestres da psicanalise como sigmund freud e carl gustav young sobre estas questoes de significancia arquetipos etc...

    Desde os tempos primitivos danado tem conotacao positiva?
    É sinonimo de adjetivo positivo?
    Se sua resposta for não. Cuidado em usar a palavra danado porque o que se estabelece é uma questao de significado e valor.
    Na duvida melhor pecar pelo zelo no uso das palavras.
    Quanto mais usarmos palavras de valor e positivas mais programamos nossa mente com valores positivos altruistas construtivos e como utilizados o verbo com sabedoria iremos edificar atraves das palavras que precedem os pensamentos emocoes ações.
    Espero ter colaborado

  1. Com sua licença, faço minhas as suas palavras; concordo integralmente!!!! O também tão usado "nada a ver" dos dias de hoje, corrobora seu pertinente comentário. Jesus abençoe.

  1. Muito bem colocado!
    As palavras são usadas com força, ninguém fala por falar e sim com intenção, logo se vc fala a uma criança que ela é danada, ela vai internalizar isso.


  1. Anônimo

    Deixa eu fazer uma pergunta...tem como eu chamar Deus de Satanás no sentido com se fosse sem intenção?


  1. Anônimo

    O mal das pessoas hoje, é não querer aceitar a realidade...tipo querendo esconder do sol com peneira.
    Na escritura está bem claro...Deus escreve certo em linhas tortas.

  1. Exatamente. O sentido inicual era danado. Então ele foi suavizada. Nossa como cristãos deveriamos saber q isso n e coisa boa então melhor deixar de falar. Agora td essa pesquisa p que p incentivar as pessoas a continuar a chamar seu filho assim. A pelo amor ne.

  1. Isso memso


  1. Anônimo

    Melhor resposta. Imparcial à religiosidade de qualquer linha. Parabéns.

  1. De fato a palavra tem poder. Tal poder pode ser para destruir ou para construir, abençoar ou vice e verso! Tem que ter cuidado sim com as palavras e levar a sério pois é um poder útil nas tarefas diárias da vida dos seres! E o verbo era "Deus" e o verbo estava com "Deus" e o espírito de "Deus" pairava sobre as águas! Então é de grande sabedoria usarmos as palavras positivas sempre nos contextos de uso construtivos, curativos! Que Deus Jesus Cristo abençoe a todos as pessoas todas as criaturas e tudo o mais!Amém!

  1. Nao é bem assim, está palavra (danado) tem significado despendendo do contesto da ocasião, não vamos generalizar as coisas.. se fosse assim 99% da população do Brasil estava endemoniada... kkk fala cério

  1. a resposta é para o último comentário 99% do brasileiros não estão endemoniados mas uns 50% está pq no Brasil só se vê crimes mais crimes roubo mais roubo corrupção mais corrupção maldades mais maldades e aí vai e outras coisa mais raridade alguém ajudar o próximo só falo uma coisa a vinda do filho filho do home está próximo

  1. Muito bom comentário amigo, concordo em número gênero e grau

  1. Pode me falar o que significa arteiro

  1. Pode me informar o que significada arteiro

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.