O casamento e a sociedade moderna. parte 2
Por: Andrezinho Rupereta.
Texto: Ef.5.22-33.


Apresentação:

Epístola aos Efésios 5.22-33.
22-23 Mulheres sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.
24-27 Maridos amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.
28-33 Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo. "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne". Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.

Aplicação:

Jesus como exemplo para o marido.

Cabeça. Salvador. Entregue. Cheio de amor.

A metáfora aqui usada é a cabeça como símbolo de autoridade e governo, neste sentido Jesus Cristo é o exemplo a ser seguido.

Jesus Cristo é autoridade e não autoritário, Ele pode e tem poder para fazer o que quiser, pois Ele é Deus Soberano sobre tudo e sobre todos, mas não o faz – seu reinado sobre nossas vidas e exercido com um amor imensurável e a nossa submissão a Ele é uma resposta a este grande amor.

A idéia de um salvador neste caso é a de alguém que se torna provedor. Jesus por meio de sua entrega proveu salvação para cada ser humano, quando em um ato de amor se entregou ao Pai como sacrifício perfeito para o perdão de nossos pecados, assim por meio desta atitude Ele proveu a salvação.

Sua entrega foi total, Ele não hesitou – tudo isto Ele fez movido por um imenso amor ao propósito estabelecido pelo Pai.

Esta deve ser a atitude do marido - uma entrega total, movida por amor, em prol do bem estar de sua família.

A Igreja como exemplo para a esposa.

Submissa [sujeita]

A única resposta que a Igreja pode dar, a Jesus Cristo, por tamanho amor que um dia foi expresso naquela cruz da forma mais dolorosa e cruel, é a submissão.

“Por favor, observe que Satanás não tem medo quando pregamos a palavra de Cristo, mas como tem medo quando nos submetemos à autoridade de Cristo! Nós que servimos a Deus jamais deveríamos servi-lo de acordo com o princípio de Satanás [rebeldia]. Sempre que o princípio de Cristo está operando, o de Satanás se desvanece.” W.  Nee.

A Igreja [cada individuo] só tem a opção de obedecer, a ele não é dada outra opção.

“A maior das exigências que Deus faz ao homem não é a de carregar a cruz, servir, fazer ofertas, ou negar-se a si mesmo. A maior das exigências é que obedeça.” W. Nee.

As nossas atitudes rebeldes são as respostas mais claras de que não reconhecemos as autoridades constituídas por Deus sobre a nossa vida.

“Para que a autoridade se expresse é preciso que haja submissão. Se é preciso que haja submissão, o ego precisa ficar excluído; mas de acordo com o ego, a submissão torna-se impossível. Isto só se torna possível quando alguém vive no Espírito. É a mais alta expressão da vontade de Deus.” W. Nee.

Um coração rebelde é um coração que não tem Jesus Cristo como seu Senhor.
A esposa encontra-se em submissão a Cristo, isto faz com que ela, submeta-se ao seu esposo.

“Assim como a fé é o princípio pelo qual obtemos vida, a obediência é o princípio pelo qual a vida é vivida.” W. Nee.

Os deveres do marido.

Amar sem reservas. Cuidar. Alimentar.

O dever do marido é amar sua esposa, tendo Jesus Cristo como seu exemplo de entrega por amor a uma pessoa. Este amor exige um cuidado especial para com a esposa que é frágil[i] [1 Pe .3.7], este cuidado deve abranger todas as áreas [Bem estar físico; roupas; alimentação; carência afetiva etc.]

O dever do marido para com sua mulher implica respeitá-la devidamente, manter sua autoridade, protegê-la e depositar sua confiança nela. Elas são co-herdeiras de todas as bênçãos desta vida e da vindoura, e devem viver pacificamente uns com os outros.” Mattew Henry[ii]

Os deveres da esposa.

Ser submissas em tudo. Respeitar.

O marido é a autoridade do lar, aquele que conduz e direciona sua família e provê as necessidades básicas para o seu lar, sua esposa é sua auxiliadora idônea, ela juntamente com seu esposo administra a vida comum do lar.

A esposa não é uma escrava, às vezes o movimento feminista faz com que a palavra submissão soe como um sinônimo de escravidão “uma escrava do lar e mais nada”, mas isto não foi, e não é o que Deus deseja, quando Deus afirmou que o homem seria o cabeça ou autoridade sobre a sua esposa, Deus estava estabelecendo os papeis de cada um deles. Para que uma família seja feliz, basta com que cada um cumpra o seu papel dentro do lar. Papeis estes exercidos diante de Deus com temor e tremor.

Deus deseja que uma esposa cristã [ou não cristã] respeite a liderança de seu marido, ao se conduzir a vida comum do lar e submeta-se a sua autoridade. Isto não quer dizer que a esposa não exerça nenhum tipo de opinião ou auxilio, ela não deve ser passiva, pelo contrario ela deve ser ativa, exercendo seu papel, ela deve exercer seu papel de auxiliadora idônea respeitando a autoridade de seu marido.

Ser uma ajudadora idônea não é uma posição degradante. A forma verbal desta palavra significa basicamente auxiliar ou suprir aquilo de que um indivíduo não pode prover-se por si só. A Septuaginta a traduz com uma palavra que o Novo Testamento usa com o sentido de “médico” (Mateus 15.25). Ela transmite a idéia de socorrer alguém aflito. Certamente uma esposa piedosa se deleita em satisfazer as necessidades do seu esposo.” Dr. Joel Beeker.

Para uma esposa cristã a submissão da Igreja ao seu Senhor é um exemplo que deve ser seguido, a esposa deve se submeter à liderança de seu esposo de uma forma espontânea e amorosa, tudo isto deve ser exercido como resposta ao amor que ela tem recebido.

Um ponto comum entre a esposa e o marido.

No caso de um cristão, ambos estão sobre o mesmo senhorio. Jesus é o Senhor de ambos. Cito novamente Dr. Joel Beeker:

Há pontos importantes nos quais homens e mulheres são iguais. (1) Ambos foram criados igualmente à imagem de Deus. Isto é que os fez companheiros idôneos um para o outro. Isto explica porque os animais não são companheiros adequados para nós. (2) Eles foram ambos, colocados sob o comando moral de Deus e, dessa maneira, lhes foram dadas responsabilidades morais. (3) Ambos foram culpados de desobedecer ao comando de Deus e foram, por isso, julgados por Deus por sua desobediência. (4) Paulo nos diz em Gálatas 3:28 que ambos, homens e mulheres, são igualmente objeto da redenção graciosa de Deus em Cristo Jesus. (5) Como esposo e esposa, um homem e uma mulher são igualmente conclamados a deixar pai e mãe para unir-se um ao outro e para amar um ao outro, como uma só carne.Contudo, em outro sentido, homem e mulher não foram criados iguais. Porque a mulher foi criada para o homem, eles não foram criados iguais em autoridade. Deus traçou uma estrutura de autoridade para os homens, diferente das mulheres. No entanto, a desigualdade desta estrutura de autoridade não quer dizer que um marido tem vantagem sobre sua esposa ou que uma posição é melhor que outra. Nem significa que uma posição é mais alta do que a outra.”

 Quando existirem falhas no caso do esposo ao não exercer suas funções como autoridade, cuidado, provisão e amor isto automaticamente será sentido por sua esposa, você deve exercer seu papel. Você encontra-se sobre o senhorio do Senhor Jesus Cristo, quando suas funções não são exercidas o Senhor Jesus Cristo não está sendo honrado.

Quando seu esposo não estiver exercendo as funções que a ele, foi dado, seu dever como esposa não é tomar para si as funções dele, isto seria uma atitude de rebeldia ao propósito estabelecido por Deus para o casamento, seu dever como esposa é auxiliá-lo a exercer tais funções. Você deve com sabedoria conduzi-lo de volta ao caminho correto.  O desequilíbrio de um lar começa a existir quando uma das partes não exerce corretamente suas funções.

Num casamento bíblico não a lugar para patrões - apenas para liderança amorosa e submissão amorosa quando um homem e uma mulher buscam vivenciar, pela graça de Deus, o relacionamento Cristo-Igreja na terra.” Dr. Joel Beeker.

Que Deus, por meio de sua infinita graça, nos leve a um patamar de Igreja Gloriosa diante deste mundo pecaminoso, que cada família cristã seja sal e luz para este mundo terrível.

Deus nos abençoe.


[i] Frágil aqui pode ser traduzido também por algo delicado.
[ii] Comentário do Novo Testamento Mattew Henry. 




O casamento e a sociedade moderna.
Por: Andrezinho Rupereta.
Texto: Ef.5.22-33.
Introdução:

Já faz algum tempo em que me encontrava na fila de um banco e a minha frente duas amigas conversavam sobre casamento, quando de repente escutei uma delas dizer a seguinte frase:

 - O casamento é uma instituição falida!

Ao escutar esta frase comecei a me indagar – Onde será que Deus errou?

O casamento é um dos desejos de Deus para o ser humano este ideal é um principio universal [Gn. 2.15-25].

Para afirmarmos que o casamento é uma instituição falida, temos que considerar que em algum momento Deus tenha errado. Mas sabemos que Deus não erra!

Gostaria de mostrar a importância do casamento para uma sociedade citando parte do texto “A criação da mulher” do Dr. Joel Beeke, ele diz:

“Ao trazer a mulher para o homem, Deus estabeleceu o casamento como a primeira, a mais fundamental das instituições humanas. Antes que houvessem governos ou igrejas ou escolas ou quaisquer outras estruturas sociais, Deus estabeleceu uma família baseada no respeito e no amor mútuos de um esposo e uma esposa. Todas as outras instituições humanas derivam-se desta. Da autoridade do pai vieram os sistemas patriarcais de governo humano, os quais eventualmente dariam origem às monarquias e democracias. Da responsabilidade dos pais para educar seus filhos vieram os sistemas de educação mais formais que chamamos escolas e colégios. Da necessidade de cuidar da saúde da família vieram os médicos e os hospitais. Da obrigação dos pais de treinarem seus filhos no conhecimento de Deus vieram templos, sinagogas e igrejas. Todas as organizações humanas podem ser acompanhadas retrospectivamente até o lar, a família e, finalmente, até o casamento.”

Partindo do pressuposto de que Deus não comete erro, os problemas que encontramos hoje em vários casamentos, são problemas gerados por corações totalmente obscurecidos por aquilo que denominamos pecado [literalmente errar o alvo desejado por Deus].

O casamento como Deus desejou [obs. continua desejando, pois Deus é imutável], tem sofrido fortes ataques, a instituição tradicional como Deus exige “homem e mulher” já não serve mais, ela é ultrapassada, segundo os princípios estabelecidos por uma sociedade moderna.  

A cada dia que se passa a família nos seus moldes tradicionais, está sofrendo ataques fortíssimos em sua base, seus alicerces estão sendo minados e o resultado disto é notório, basta observar o mundo ao nosso redor e veremos a que ponto chegou à loucura de uma sociedade sem Deus.

Deus tem sido enxotado de dentro da família.

Por exemplo, para esta nova sociedade, o adultério deixou de ser algo vergonhoso para sermos mais exatos, ele deixou até mesmo de ser um crime, hoje ele é até incentivado por alguns “doutores ou sexologistas”[i] alguns incentivam o adultério, baseando-se em um argumento de que quando o adultério é pratico você terá uma vida familiar feliz, diga-se de passagem, que já existem agências[ii] que promovem encontros para pessoas casadas que desejam praticar o adultério de forma segura e discreta.

Somente homens totalmente alienados podem incentivar o adultério, as marcas deixadas, naqueles que sofrem ao descobrir a traição, são em alguns casos irreparáveis, casos como a depressão, feridas emocionais, desconfiança etc. Isto sem dizer os efeitos psicológicos causados nos filhos ao terem que lidar com a ausência do pai ou da mãe.  O adultério não é somente um envolvimento sexual ele é uma agressão aos cônjuges traídos. Tudo isto é feito em nome do amor, amor criado por telenovelas, onde ninguém se machuca e todo final é feliz para ambas as partes, é lógico que as telenovelas não irão mostrar a realidade devastadora que um adultério por criar.

O casamento como instituição desejada por Deus sempre sofreu ataques e isto não é algo novo, pelo contrario é algo muito antigo [Gn. 3]. Que a instituição casamento, hoje passa por uma grande crise é verdade, mas temos como Igreja do Senhor Jesus uma resposta para um mundo caótico.

Paulo descreve em sua epístola aos Efésios um dos padrões básicos para termos um casamento feliz, por feliz não quero dizer que não teremos problemas de relacionamentos, sim teremos – mas a resposta para tais problemas quando surgirem encontra-se na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. O contexto histórico em que Paulo se encontrava ao escrever sua epistola aos Efésios não era tão estranho ou diferente do nosso. O Império Romano tinha uma visão sobre o casamento muito diferente da ideologia cristã, o professor de história clássica Albert A.Bell escreve:

“Mesmo não sendo difícil de ser conseguido, o divórcio não era o último recurso. Muitos casamentos não passavam de contratos em que o marido fazia aliança com a família a fim de obter alguma vantagem financeira. Às vezes o marido investia o dote da esposa com o fim de obter lucros, e perdia parte dele. Nesse caso não podia se divorciar, pois não tinha como devolver-lhe o dote. Por essas e outras razões, maridos e esposas viviam juntos em casamentos formais, sem amor algum. Buscavam, às vezes, alguma gratificação emocional. Nada em seu sistema ético os proibia de manter um caso extraconjugal.” [iii]

O orador grego Demóstenes resumiu a visão clássica masculina dos casos extraconjugais, prescrevendo que os homens devem “ter amantes por prazer, concubinas que os sirvam e esposas para que lhes dêem filhos legítimos” [iv]

Os princípios estabelecidos por Paulo em sua epístola aos Efésios eram totalmente radicais ao estilo de vida da sociedade Greco-romana assim como são radicais para a nossa sociedade moderna. Vejamos quais são estes princípios.




[iii] Explorando o Mundo do Novo Testamento; Editora Atos; Albert A.Bell Jr. Pg211

[iv] Explorando o Mundo do Novo Testamento; Editora Atos; Albert A.Bell Jr. Pg211


Tecnologia do Blogger.